15 outubro, 2015

Shopping online | TT

Como comprar online de forma segura?!
Hoje em dia, poucas são as pessoas que nunca fizeram uma compra online. Tudo se deve ao facto da tecnologia das informações ter evoluído, permitindo, assim, desenvolver outras vertentes como o webmarketing e, consequentemente, o e-commerce (comércio online).

Apesar da oferta e dos preços serem bons, muitos ainda resistem a este fenómeno online devido a alguns pontos não tão bem esclarecidos. Visto que muitos pediram este post, estou aqui para vos dar algumas dicas de como conseguirem fazer compras seguras e de desfrutarem do conforto e comodidade que este topo de comércio tem e que se diferencia do tradicional.

foto da weheartit
1. A reputação da loja
A viabilidade e segurança da loja são os primeiros pontos a ter em conta quando se compra online. Antes de comprar, faça uma breve pesquisa em fóruns, na página do Facebook ou noutras redes sociais da marca/loja para ver o que por lá se escreve. Também é válida as opiniões e feedbacks das bloggers ou até de amigos ou familiares, o importante é ter referências do sítio em questão.

2. Saber se está a comprar em segurança
Apesar de parecer impossível, há formas de saber se está ou não a comprar com segurança, basta dar uma vista de olhos geral ao site e procurar selos como o de "Internet Segura" e "Site Seguro". Estas informações indicam que a loja toma medidas de segurança no que diz respeito às informações dadas por si.

Pode ir mais longe e fazer uma simulação de compra. Na altura do checkout (pagamento), verifique se encontra um cadeado na barra de navegador ou num dos cantos inferiores do navegador, dependendo do browser. Este ícone parece inútil, mas na verdade tem um grande poder no que concerne à segurança, pois ele na verdade é um certificado digital SSL (Secure Socket Layer), um importantíssimo recurso de segurança.


3. Conhecer as Condições de Uso e Política de Privacidade
Ler as Condições de Uso e Política de Privacidade de uma empresa pode ser muito enfadonho, mas a grande verdade é que todo o comércio web sério tem a lista de Condições de Uso e Política de Privacidade que, ao contrário do que se possa imaginar, não são meras e simples alíneas só para preencher o site mas sim para informar todos os utilizadores a forma de como é tratada as informações de cada um. Elas definem e traçam bem as ideologias e a filosofia da empresa, além de informar o funcionamento de certos parâmetros.
Ao registar-se na loja, concordando com as Condições de Uso e Política de Privacidade, não estará a permitir que a empresa use os seus dados para fins comerciais?

4. Não faça compras através de email não solicitado (SPAM)
Se recebeu algum email de uma loja na qual não está registada (ou está mas não autorizou o envio de emails promocionais para o seu endereço eletrónico), trate de denunciar como spam e, acima de tudo, não clique em nenhum link que conste no email, pois pode ser uma tentativa de extração de dados básicos como o IP e a localização do computador, que dão depois acesso a tantas outras coisas.

foto da weheartit
5. As políticas de devolução
À semelhança do que acontece no comércio tradicional, o consumidor tem direito, por lei, de querer devolver um artigo que comprou e não gostou ou que simplesmente se arrependeu de comprar, mas os mecanismos de devolução funcionam de maneira diferente em todas as lojas. Tome cautela e leia as condições e políticas de devolução (prazos para devolução, taxas associadas ou livres, passos para proceder à devolução, etc).

6. Proteja os seus dados
Veja alguns exemplos para proteger os seus dados:
· Muitos sites têm a opção de memorizar o seu número de cartão multibanco/crédito, mas não é recomendável fazê-lo: tal como disse, numa eventual invasão à sua conta, os seus dados poderão estar ao alcance de terceiros e, com isto, ocorrem compras indevidas ou até mesmo dívidas indesejáveis

· Com o objetivo de fornecer o menor número de dados pessoais possíveis, use o Paypal ou MB Net. Ambos são excelentes recursos para compras online, quer sejam elas nacionais ou internacionais, com as vantagens de serem totalmente gratuito e de serem simples

· Se quer fazer compras online, não use computadores públicos pois não sabe em que condições de segurança (ou falta delas) em que se encontram

· Mantenha sempre o antivírus e a sua máquina atualizados

· Tenha cuidado com emails não solicitados, links duvidosos e emails falsos que o direcionam para ficheiros maliciosos. Ao clicar em algum destes pontos, pode estar a abrir a porta a possíveis hackers

7. Confirme a origem dos produtos
Se está perante um iPhone ou iPod com um preço extraordinariamente aliciante, suspeite. Melhor, faça o seguinte jogo: se tivesse um comércio, abri-lo-ia para ter prejuízo? Não, pois não? Portanto, sempre que vir destas "pechinchas", trate de imediatamente esquecer o assunto e retomar à sua vida normal pois provavelmente o produto pechincha é falsificado, ou seja, ilegal e de baixa qualidade. Lembre-se: quando a esmola é muita, o pobre desconfia. E tem mesmo de desconfiar.

8. Tenha atenções redobradas com sites internacionais
Neste tipo de compras, tenha sempre em conta o seguinte:
· Muitos dos produtos são taxados nas alfândegas ou, quando não o são, os impostos e custos dos portes de envio aplicados à encomenda poderão ser mais caros e, consequentemente, desvantajosos para quem compra, acabando por "o barato sair caro"
· Os prazos de entrega poderão ser mais alargados e demorados. Se quer algo de imediato, não recorra a compras internacionais
· Caso se trate de uma fraude, fica mais complicado os órgãos de defesa do país tratarem da caso
· Dependendo do produto, caso o mesmo tenha alguma avaria, pode não haver assistência técnica no país em que se encontra

Caso que tenha mais alguma dúvida sobre este assunto ou queira que seja explicado algum tema mais detalhadamente, deixa nos comentários e fazermos os possíveis para responder no próximo mês!
Espero que este post, tenha sido muito útil!


 
Comentários
9 Comentários

9 comentários:

  1. Excelentes dicas!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Confesso que não tenho o hábito de comprar online, mas com estas dicas quem sabe um dia não o faço!!!!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  3. Comprar online não é assim tão difícil! :) Espero que gostem, ehehe!

    ResponderEliminar
  4. amazing post !!!
    Would you like us to support each other's blog ? Follow me and I'll follow yours too ! xx
    http://loryschannelmakeupandbeauty.blogspot.it/

    ResponderEliminar
  5. Great post! Would you like to follow each other? I always follow back:)
    Have a nice weekend!:)
    kisses

    http://irreplaceable-fashion.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Adoro as dicas, eu faço imensas compras online e sei que é importante ter cuidado! :D

    http://free-colors.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário! Responderei logo que possível, no vosso blog.
Thanks for your comment! I will get back to you as soon as possible, on your blog.